Notícias

20/02/2012 19:00:00
Por que crianças usam drogas?
Jornal da Mobilização - Edição 23 - Fev/2012 - Página 03

Para serem aceitos por seus amigos; A Pré-adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por anteceder a entrada na adolescência. Nesse período da vida as crianças começam a ter mais e maiores responsabilidades (deveres) e ao mesmo tempo passam a querer e exigir mais respeito de outras pessoas particularmente dos adultos. Nesta fase ela passa a compreender mais a sociedade, algumas ordens sociais e o desejo de formar grupos, o que torna esta faixa etária um instável desenvolvimento psicológico. Porém, algumas pessoas não aceitam essa classificação, determinando os pré-adolescentes já como adolescentes.

Conforme a Lei 8.069 de julho de 1990 em seu artigo 2º, Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

A participação num grupo de amigos que possuem gostos em comum passa a ser de maior importância para a criança, o que também é fundamental para seu crescimento e desenvolvimento na sociedade, onde o modelo dado pelos amigos começa a obscurecer, em alguns casos, o modelo dado pelos pais. Começa ai as expectativas de como ser aceito por um grupo surgindo algumas vezes as diferenças em relação a outras crianças da mesma faixa etária e muitas vezes, essas crianças podem se sentirem rejeitadas por esta sociedade, pelos amigos podendo desencadear problemas psicológicos, tais como; depressão, anorexia ou uso indevido de drogas.

O uso de drogas não está somente ligado a problemas psíquicos, tensões sociais ou propriedades farmacológicas das drogas, mas a situação de estar entre amigos ou falsos amigos que usam drogas já é um estimulante ao uso.

Quanto ao contexto social, é neste que se dá o encontro entre um indivíduo e o produto, sendo tal contexto abrangente e variado. Assim, engloba a época e a sociedade em que vivemos com suas características políticas, econômicas, culturais, a família, a escola, o ambiente de trabalho, o grupo de amigos entre tantos outros.

Quando falamos que a situação de estar entre amigos que usam drogas é um estimulante ao uso destas, isto se refere a um fator social que pode possibilitar o consumo. Desse modo, estar entre amigos se caracteriza um contexto social.

Quanto à influência, esta pode ocorrer, por exemplo, por meio da pressão do grupo, que é um dos assuntos no livro do PROERD, há um capitulo e exercícios específicos para tratar de pressão de grupo. Porém, não podemos esquecer que cabe ao indivíduo a decisão de consumir ou não qualquer tipo de droga. Ou seja, a opção de usar é dele, mesmo sendo criança.

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

ENTÃO CABE A NÓS COMO SOCIEDADE ENSINARMOS AS CRIANÇAS E SERMOS PRINCIPALMENTE EXEMPLOS PARA CADA UMA DELAS.

http://comunidadeedestaque.blogspot.com/2012/01/por-que-criancas-usam-drogas.html


0 Comentário(s)

Nenhum comentário até o momento.


Comente:

Nome:

E-mail: (Não será divulgado)

Site (URL):

Comentário:

Outras Notícias
20/02/2012 21:00:00
Aprendendo a Brigar
Jornal da Mobilização - Edição 23 - Fev/2012 - Capa
20/02/2012 20:00:00
Existe fórmula para educar nossos filhos?
Jornal da Mobilização - Edição 23 - Fev/2012 - Página 02
20/02/2012 18:00:00
Culpado ou inocente ?
Jornal da Mobilização - Edição 23 - Fev/2012 - Página 03
Acompanhe em sua cidade
» Visualizar todas cidades